5 Sambas Fáceis para Quem Está Começando no Pandeiro
- Allan Gaia Pio
- Oct 24, 2024
- 3 min read
Se você está começando a tocar pandeiro e quer treinar com sambas tranquilos, eu trouxe aqui 5 músicas perfeitas para te ajudar nessa jornada. São sambas mais lentos, ideais para quem está iniciando no instrumento. Vamos lá?
1 - Diplomacia - Batatinha
Esse é pra você que não tá sofrendo... porque a música é bem melancólica, hein?
Esse samba tem um baixo bem marcado, que pode servir como uma espécie de metrônomo natural enquanto você toca, ajudando a manter o ritmo. Como a vibe da música é bem calma, você não precisa se preocupar em tocar com muita força. Aproveite para treinar tocando relaxado e aperfeiçoar sua técnica, deixando os sons mais limpos e precisos.
2 - De Mais Ninguém - Marisa Monte e Arnaldo Antunes
Esse aqui é o mais lento da lista, o que facilita um pouco pra quem está começando, mas também traz um desafio. Tocar músicas mais lentas requer bastante controle do andamento, porque qualquer deslize vai ser super evidente.
Essa é uma música perfeita para treinar tocar devagar, prestando atenção nos outros instrumentos para manter o ritmo certinho. Além disso, ela foi gravada com o grupo Época de Ouro, com o lendário Jorginho do Pandeiro. Você vai ouvir várias variações incríveis que ele faz durante a música. No início, não se preocupe em aprender todas as viradas, mas é bom já ir se acostumando com o som para quando você se sentir mais à vontade.
Ah, e essa música também tem algumas convenções rítmicas bem legais, que são frases que todos os instrumentos tocam juntos. Fica a dica para você começar a treinar esse tipo de habilidade!
3 - Disritmia - Martinho da Vila
Essa já é um pouquinho mais rápida, mas ainda assim tranquila. Eu coloquei ela aqui por alguns motivos. Primeiro, porque é um samba super famoso, então pode ser uma motivação extra para você estudar. Imagina que legal conseguir tocar essa música quando encontrar seus amigos ou em alguma roda de samba!
Além disso, Disritmia traz um elemento muito interessante: a dinâmica. Ela tem partes mais fortes e outras bem suaves, e isso é um ótimo exercício para treinar manter o andamento enquanto varia a intensidade com que você toca. Às vezes, quando tocamos mais fraco, tendemos a deixar o ritmo cair, e quando tocamos forte, corremos o risco de acelerar demais. Por isso, vale a pena praticar essa música para melhorar sua consistência.
4 - Corra e Olha o Céu - Cartola
Não podia faltar o Cartola nessa lista, né? Esse samba é um pouco mais rápido e o surdo está bem presente, o que vai te ajudar a manter o ritmo.
Essa música também é um ótimo exemplo de como nem sempre é necessário tocar o pandeiro o tempo todo. Tem trechos grandes onde o pandeiro não aparece, e isso é uma estratégia muito usada para criar mais nuances e dinâmica na música. Então, fica a dica: da próxima vez que for tocar, pergunte a si mesmo, será que eu preciso tocar o tempo inteiro?
5 - Morrendo de Saudade
Pra fechar a lista, essa música traz uma pegada um pouco mais rápida, mas se você achar que ainda não está conseguindo acompanhar, sem problemas! No YouTube, você pode ajustar a velocidade da música clicando na engrenagem, e isso pode te ajudar bastante.
Ela tem uns breques legais onde o repique de mão faz viradas pra chamar todo mundo de volta à música. Um ótimo exercício para praticar retomadas com firmeza e segurança no pandeiro!
---
Essas são as minhas 5 recomendações de sambas para quem está começando no pandeiro. Se você está dando os primeiros passos e quer aprender a tocar de forma eficiente, com menos esforço e de maneira divertida, dá uma olhada no meu curso Pandeiro: A Linguagem do Ritmo clicando aqui. Nele, você vai aprender tudo o que precisa para se divertir e tocar suas músicas favoritas com confiança, sem aquela chatice de exercícios repetitivos.